São protistas superiores, unicelulares. Não apresentam parede celular e são desprovidos de clorofila, porém algumas espécies possuem cromatóforos que são corpúsculos portadores de pigmentos responsáveis pela fotossíntese. Existem protozoários de vida livre e aqueles que apresentam associações com outros organismos, os quais são denominados simbiontes.
O ciclo de vida de um protozoário é constituído por uma fase ativa e uma fase de dormência ou estágio de cisto, podendo persistir por muitos anos a depender das condições ambientais.
Os protozoários representam um fator importante no controle do tamanho das populações bacterianas do solo, com preferência para as bactérias gram-negativas, que não possuem pigmentação própria.
A população pode variar de 104 a 105 organismos/grama de solo. Tanto os saprofíticos como os predadores , são maiores na superfície do solo, onde se encontram os maiores teores de matéria orgânica e ocorrem as maiores populações bacterianas. São aeróbicos e podem ser encontrados em faixas de pH que variam de 3,5 a 9,0.