As algas ocorrem em maior número na superfície do solo, podendo ser encontrados em horizontes mais profundos, com uma população na faixa de 103 a 104 organismos/grama de solo em condições de alta umidade ou em áreas de deserto, cerca de 108 organismos/grama de solo. As algas verdes e diatomáceas são encontradas em maior número no solo.
A maioria das algas são fotolitotróficas e utilizam a radiação solar como fonte de energia produzindo seus compostos orgânicos a partir de percursores inorgânicos. Outras, são fotolitotróficas facultativas, ou seja, possuem a capacidade de utilizar açúcares ou ácidos orgânicos na ausência de luz.
As algas contribuem para a formação e para a integridade dos solos. São os primeiros organismos colonizadores dos substratos expostos recentemente à biosfera, incluindo solos formados por erupções vulcânicas, além disso, promovem a intemperização de minerais silicatados, através de uma maior retenção de água e produção de ácido carbônico.
As contribuições decorrentes da presença de uma população de algas em um solo são: incorporação de carbono (produção de matéria orgânica), através da fotossíntese e estabilização dos agregados do solo.